Blog

Por quanto tempo posso dirigir com a CNH vencida?


Detran estabelece período para renovar o documento após seu vencimento. Depois do prazo, motorista comete infração e veículo pode ser retido.

Durante a pandemia, época em que os Detrans precisaram interromper suas atividades, uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitiu que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencidas em 2020 tivessem mais um ano de validade. Em 2021, com a retomada das atividades, os órgãos de trânsito estaduais divulgaram os calendários de renovação das CNHs vencidas em 2021 e 2020.

Mas quem não se atentar ao novo calendário para renovação pode andar com a CNH antiga por até 30 dias corridos após o seu vencimento. Depois desse período, o motorista estará cometendo uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário. Vale lembrar também que a CNH digital já está disponível.

De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor autuado tem a CNH vencida recolhida e o veículo retido até a apresentação de um motorista habilitado.

No caso de quem teve o documento vencido durante a pandemia e teve a validade estendida em mais 12 meses, o motorista tem até um ano e um mês para renová-lo.


Fonte: Auto Esporte



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais