Blog

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: dicas para evitar!


A síndrome de burnout no ambiente de trabalho é mais comum do que você pensa. Rotinas cansativas sobrecarregam os colaboradores, que podem desenvolver problemas de saúde.

Dessa forma, para que não ocorra na sua empresa, entenda as necessidades dos colaboradores. Assim, vamos evitar pessoas com problemas de saúde por causa do ambiente de trabalho.

Neste artigo, vamos contar a você o que é a síndrome de burnout e como evitar isso na sua empresa. Confira!

O que é a síndrome de burnout no ambiente de trabalho?

A síndrome de burnout vem de um termo em inglês que indica esgotamento. Sendo assim, ela se relaciona a um estado de estresse que pode envolver depressão. A pessoa sofre de ansiedade e pode ser levada ao isolamento e até à perda do emprego.

Alguns sintomas de síndrome de burnout no ambiente de trabalho:

- Exaustão no trabalho;
- Sentimento de inferioridade;
- Medo ou angústia ao ir trabalhar, entre outros.

Isto posto, as doenças relacionadas ao trabalho são uma grande preocupação no mundo todo. Já na década de 1990, o burnout aparecia em um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema relacionado à dificuldade de gestão da vida.

Além disso, segundo a organização, os transtornos associados ao trabalho levam a perda de US$1 trilhão ao redor do planeta.

Por isso, você precisa ser capaz de identificar casos que acontecem na sua empresa. Eles podem gerar desvantagens para os colaboradores e para a organização como um todo.

Como evitar a síndrome de burnout no ambiente de trabalho?

Para criar um ambiente de trabalho saudável, é necessário se atentar à gestão da saúde corporativa e à medicina ocupacional. Assim, vai ser possível criar programas que acolham os colaboradores em caso de necessidade.

Sendo assim, várias iniciativas podem ser criadas para reduzir os efeitos negativos do estresse no ambiente corporativo.

Incentivar a descontração e a ginástica laboral

Os colaboradores precisam de algum momento ao longo do dia para se descontrair. Dessa forma, incentivar um intervalo para tomar café com os colegas é uma boa ideia.

Além disso, muitos passam o dia todo sentados em tarefas na frente dos computadores. Por isso, crie uma rotina de ginástica laboral para garantir o movimento. Melhorar a circulação sanguínea e o alongamento dos músculos é fundamental para a saúde.

Reconheça o valor da sua equipe

Garanta que os gestores da sua empresa dão retornos positivos aos colaboradores. Isso vai reduzir as chances de burnout entre as pessoas com maior predisposição por conta das metas individuais.

Crie um programa de saúde corporativa

Sendo assim, benefícios corporativos como o plano de saúde empresarial e outros fazem toda a diferença. A gestão da saúde corporativa que oferece apoio médico e psicológico tem mais chances de reverter possíveis quadros. Além disso, reduz as chances de insatisfação com a empresa e as demissões.


Fonte: IONS Benefícios



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais