Blog

Carros ficam mais seguros… E inseguros ao mesmo tempo; entenda


Admita, você já se distraiu ao volante por um momento enquanto mexia na central multimídia ou no celular para trocar a música ou mudar um endereço no navegador. E isso rendeu um susto ou até fez atropelar um buraco. Esses avanços da tecnologia ajudam bastante na rotina diária, mas também podem ser perigosos quando usados na hora errada.

Antigamente os comandos do sistema de som por botões físicos permitiam o uso sem tirar os olhos do trânsito, pelo tato era possível sentir qual botão estava acionando. Hoje com as telas táteis, não existe mais essa diferenciação. É necessário olhar para a central para saber onde está clicando, comandos no volante amenizam isso mas geralmente só cobre funções básicas como o volume.

Alguns carros modernos já estão trocando os comando do sistema de ar-condicionado por um menu na central multimídia. Uma solução adotada para facilitar o acesso aos diversos menus das centrais são os comando unificados no console central, como o iDrive da BMW, o touchpad da Lexus e o comando giratório dos Mercedes-Benz.

A palavra dos especialistas em segurança

Segundo Ian Jack, chefe de relações públicas da Associação Automobilística Canadense (CAA), disse para o jornal The Canadian Press que está ficando cada vez mais desafiador para as pessoas usar as tecnologias complexas dentro de seus veículos.

Segundo testes, outras atividades como comer e falar com os passageiros também podem distrair o motorista e prejudicar a capacidade de detectar situações de perigo. Mas a CAA está mais preocupada com os efeitos do crescente aumento das tecnologias embarcadas nos veículos, com foco nas centrais multimídia.

Essa situação veio a tona para a Associação após a Tesla bloquear a função de usar a central de seus carros como um videogame apenas depois de ser investigada pelas autoridades de trânsito dos EUA. Para usar essa função era necessário apenas clicar um botão na tela dizendo “sou um passageiro”, algo que até o motorista pode fazer.

Segundo pesquisas da Associação Automobilística Americana (AAA), operar a central multimídia em carros modernos pode tomar até 48 segundos da atenção do motorista. Isso corrobora com dados de uma associação de segurança canadense, apontando que um em cada quatro acidentes fatais podem ser relacionado a motoristas distraídos.

Carros inseguros mesmo com evolução da segurança

Vamos fazer um exercício básico de comparação. De um lado temos o moderno Chevrolet Cruze Premier, que traz carroceria com zonas de deformação programada, seis airbags, freios ABS com EDB, câmera de ré, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, farol alto automático, assistente de permanência em faixa e uma central multimídia completa.

De outro temos o antigo Monza, que trazia toca-fitas, freios a disco na dianteira e, em algumas versões, podia ter ABS. Ele não trazia zonas de deformação programável e a segurança dependia da atenção e perícia do motorista.

Mas segundo essas pesquisas de mostramos, o motorista do Cruze possui mais chances de se distrair operando a central multimídia que o motorista do Monza. E, segundo essas pesquisas, isso é um motivo para os acidentes graves continuarem aumentando mesmo com os carros estando cada vez mais seguros no ponto de vista técnico.


Fonte: Autopapo



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais