Blog

Gestão do capital humano: A importância e dicas de como melhorar


O capital é um ativo que permite que uma empresa alcance os resultados desejados e tenha lucros. Além disso, há diversos tipos de capitais, como por exemplo: o financeiro, equipamentos, humano, entre outros.

A importância da gestão do capital humano é o foco deste artigo. O princípio do capital humano é a soma dos conhecimentos e das habilidades de um profissional. Além disso, é formado pelos valores e também pelas possibilidades que as pessoas podem agregar a uma empresa. Portanto, com um bom capital humano, a empresa terá o apoio dos trabalhadores. Com isso facilmente alcançará suas metas e objetivos.

O gerenciamento do capital humano

O gerenciamento da capacidade desses profissionais cada vez se torna mais essencial. Aliás, é no setor de Recursos Humanos (RH) que ocorre o processo de identificação, motivação e contratação de novos talentos. Esse setor é responsável pelo capital humano da empresa.

À primeira vista, para potencializar o desenvolvimento do capital humano, é essencial que o RH perceba a importância de gerenciar os talentos. A valorização dos funcionários deve ser uma das prioridades para uma empresa alcançar seus objetivos. Devemos sempre lembrar que um profissional que é incentivado, trabalha melhor e oferece resultados gratificantes. Não basta selecionar apenas um profissional adequado para a vaga, é necessário estimulá-lo a melhorar.

Portanto, percebe-se a importância do gerenciamento do capital humano:

- Através de um gerenciamento eficaz, o funcionário vai procurar melhorar;
- Os resultados da empresa serão ainda melhores;
- Quando um profissional se sente valorizado, ele tende a ser mais produtivo;
- Quando o colaborador sente que o ambiente que trabalha investe nele e em outros funcionários, acaba procurando melhorar seus conhecimentos.

O capital humano da sua empresa está sendo gerenciado com eficiência?
Essa é uma pergunta que o gestor do RH ou líder da empresa deve fazer-se a si. Logo, caso você queira melhorar sua gestão de capital humano, confira as dicas que separamos:

1) Ferramentas para conhecer o perfil dos funcionários

Primeiramente, uma ótima alternativa é a utilização ferramentas para identificar o perfil e competências dos funcionários já contratados e dos futuros talentos. Logo, com esse tipo de ferramenta, é possível alinhar as expectativas dos colaboradores, dos líderes e necessidades estratégicas da empresa.

2) Benefícios aos empregados

Segundamente, outra boa opção para uma gestão do capital humano com bons resultados, é através de seguros e benefícios. Alguns deles como: Seguro Saúde Empresarial, Seguro Odontológico Empresarial, Vale Refeição ou Alimentação, Vale Transporte ou Combustível. Quando se é oferecido benefícios a mais do que apenas o salário, a motivação aumenta. Confira como os benefícios corporativos afetam a qualidade dos funcionários.

3) Programas de qualificação

Em terceiro lugar, outro fator que além de estimula o crescimento do funcionário, é subsidiar estudos. Oferecer cursos para os profissionais desenvolverem-se ainda mais em sua área e/ou setor, é um bom caminho. Inclusive, uma boa ideia é fechar parcerias que oferecem descontos aos colaboradores em lojas, livrarias ou eventos. Mentorias internas também são caminhos para melhorar o gerenciamento.

Inclusive, manter a saúde física e mental, uma boa dica é a realização de ginasticas laborais. Acima de tudo, deve-se acompanhar o desempenho dos profissionais. Pois isso pode mudar o rumo e resultados da empresa.

Para finalizar, percebeu a importância que o setor de RH possui de fazer a gestão do capital humano e estimular os profissionais da empresa?


Fonte: IONS Benefícios



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais