Blog

Moto e trânsito: dicas para manter a segurança


Se a vida sobre duas rodas é o que te move, você já deve conhecer bem os riscos e benefícios de pilotar sua moto no trânsito. Para além da economia de combustível e do deslocamento rápido pela cidade, há inúmeros perigos espreitando por aí que podem colocar em risco a segurança para quem anda de moto. Afinal de contas, vivemos no Brasil, um dos trânsitos mais perigosos do mundo.

Um relatório da Abramet, a Associação Brasileiro de Medicina de Tráfego, publicado em 2021, aponta que 54% dos acidentes de trânsito vitimam motociclistas. Seja para trabalhar ou para os momentos de lazer, a moto é a forma de transporte que mais cresce, apesar dos perigos.

Para minimizar os riscos e ter mais segurança para andar de moto, confira algumas dicas!

Antes mesmo de sair, certifique-se que sua moto esteja em boas condições de rodagem. Confira o estado dos pneus, o funcionamento das luzes de sinalização como faróis, setas e lanternas e também os freios. Além de ajudar na visibilidade que outros motoristas terão sobre você, o funcionamento correto das luzes é obrigatório.

Quanto aos pneus, estes devem estar calibrados e não podem estar “carecas” – para isso, observe a marca indicativa de desgaste na lateral dos pneus. Uma moto em dia com a manutenção vai garantir mais dirigibilidade, segurança, e não irá te deixar na mão.

Agora que você já ganhou as ruas, é hora de ter atenção redobrada. Previna-se e procure fazer uma leitura do ambiente. Caso esteja um tempo chuvoso, a pista estará mais escorregadia, por exemplo. Em um cenário de trânsito parado, passar rápido pelo corredor pode te colocar numa situação de confronto com um pedestre atravessando em local inadequado. Situações como estas devem ser previstas e evitadas, portanto.

O melhor a se ter em mente é sempre procurar manter uma direção defensiva.

Não custa lembrar que o motociclista é o mais vulnerável no trânsito, por não ter uma carroceria ao seu redor para protegê-lo. Nesse sentido, procure manter distância de carros, ônibus e caminhões, preferindo andar sempre no centro da faixa de rodagem. Utilize seus retrovisores, e, além disso, redobre a atenção em possíveis pontos cegos, sejam seus ou dos carros. Mantenha sempre a velocidade adequada para a via, e evite frear bruscamente. Prefira também manter os faróis acesos, para se fazer perceber mais facilmente, mesmo durante o dia. E, sobretudo, respeite as leis de trânsito!

Para a proteção do seu corpo, use sempre capacete! Além de obrigatório, ele é um item indispensável para sua segurança. E lembre-se que a viseira deve estar sempre abaixada. Utilize jaqueta grossa apropriada, bem como luva e bota, preferencialmente. Para não perder o estilo, você ainda pode encaixar uma peça legal, como uma camisa jeans feminina, por exemplo. Com essas dicas, além de não fazer feio no trânsito, você terá a garantia de chegar ao seu destino com muito mais segurança.


Fonte: Portal do Trânsito



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais