Blog

Não consigo baixar o CRLV 2022. O que devo fazer?


Muitos proprietários de veículo não conseguem baixar o CRLV e estão com medo de trafegar de forma ilegal. Veja dicas para solucionar o problema.

O Portal do Trânsito tem recebido muitas reclamações em relação a problemas para baixar o CRLV 2022 no celular. Muitos proprietários de veículo não conseguem ter acesso ao documento e estão com medo de trafegar de forma ilegal e ser parado pela fiscalização.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é o documento onde constam além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício. A versão digital do CRLV traz todas as informações e tem a mesma validade jurídica do documento físico.

Um dos relatos recebidos pela nossa reportagem foi de Cassiano Fialho.

“Não estou conseguindo baixar o CRLV 2022 do meu veículo e já paguei ainda em dezembro tudo o que havia para ser pago. Como devo proceder?”, explicou o internauta.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para auxiliar este e outros proprietários de veículos que estão relatando o mesmo problema. Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Realmente foi o que aconteceu com o internauta do Portal, uma pendência antiga do DPVAT do veículo do Cassiano ainda estava em aberto e o pagamento da taxa é obrigatória para que o CRLV 2022 esteja disponível. Além disso, multas atrasadas também podem impedir o licenciamento.

“O documento é liberado com o pagamento do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa. O condutor deve verificar as pendências junto ao Detran de registro do veículo, órgão que gera o CRLV-e”, orienta a Senatran.

Quem não consegue baixar pode solicitar o documento impresso ao Detran?

De acordo com a Senatran, o proprietário do veículo pode imprimir o documento em casa ou, se tiver problemas, solicitar a versão impressa junto ao Detran do estado onde o veículo estiver registrado. “O documento será impresso em papel A4 branco, conforme preconiza a Resolução do Contran 809/2020”, conclui o órgão.

Se, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar, bem como de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324


Fonte: Portal do Trânsito



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais