Bertier Corretores de Seguros Bertier Corretores de Seguros

Notícias

O que realmente é a direção defensiva?


A direção defensiva é importante para todos os condutores, sendo profissionais ou não, pois são expostos a situações de risco que podem vir a causar multas e infelizmente, acidentes de trânsito.

Aqueles que dirigem profissionalmente são ainda mais expostos aos riscos do trânsito e, quando envolvidos em algum tipo de acidente, são diversas as consequências em suas vidas. Há impactos financeiros, jurídicos, de reputação para as empresas para as quais dirigem, e principalmente os impactos sociais como: fatalidades, ferimentos e sequelas graves.

Ainda há as implicações menores como multas e o acúmulo de pontos na CNH, acarretando na suspensão do direito de dirigir, um grande problema para quem depende da habilitação para trabalhar.

A direção defensiva se mostra então, um importante conhecimento e comportamento para evitar acidentes e salvar vidas no trânsito.

Direção defensiva e Direção segura

O manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.

Acreditamos que a direção defensiva consiste em um monitoramento constante por parte do condutor e deve ser associada à direção segura. São precauções tomadas para preservar a vida e evitar acidentes. Os motoristas profissionais devem cuidar da sua saúde, da forma como dirigem, se preocupar com multas, danos aos veículos, acidentes e demais fatores que podem prejudicar seu trabalho.

Quem não trabalha como motorista profissional, mas dirige com frequência, também é exposto diariamente aos mesmos riscos.

De uma forma geral, para se prevenir desses riscos e conduzir em direção defensiva diariamente, podemos destacar 5 pontos essenciais:

Motoristas: o adequado comportamento dos motoristas em direção é essencial para a segurança – ele deve estar focado no trânsito, evitar qualquer aspecto de uma condução agressiva, jamais utilizar o celular, consumir álcool, drogas, ou dirigir com sono.

Veículos: é importante que conheçam o funcionamento dos veículos e façam manutenções periódicas (preventivas e preditivas) para que todos os componentes estejam em boas condições de uso e funcionando corretamente.

Conhecimento teórico: os condutores precisam ter conhecimento das regras de trânsito e todas as suas implicações. Assim, sempre obedecer os limites de velocidade e demais sinalizações.

Treinamentos para situações de risco: por mais experiente que o motorista seja, ele ainda não passou por todas as situações de risco. Desta forma, aplicar treinamentos que envolvem teoria integrada com prática simulada com uso de simuladores de direção, capacita e amplia as habilidades dos colaboradores na retenção do conteúdo. Com os cursos práticos aplicados no simulador de direção a retenção do conteúdo aumenta em 90%, essa é uma das melhores formas de obter melhores resultados em treinamento para motorista.

Condições da via: é necessário sempre se atentar às condições da pista para dirigibilidade não seja prejudicada por buracos, elevações ou alterações no pavimento. A atenção com as condições climáticas também são fundamentais. Por exemplo, a chuva, neblina, vento ou fumaça proveniente de queimadas podem alterar a visibilidade do condutor ou alterar a aderência à pista – gerando graves riscos ao condutor.

Direção defensiva é importante para segurança no trânsito

A direção defensiva é importante para a segurança no trânsito porque salva vidas.

Vamos refletir: não vale a pena correr riscos desnecessários e trocar a vida por minutos de pressa, não é mesmo? Com paciência e tranquilidade as ultrapassagens ocorrerão em melhores condições, manobras perigosas e acidentes serão evitados.

Basicamente, a direção defensiva visa que os motoristas dirijam com maior atenção para conseguirem prever com antecedência o que devem fazer e tomar as decisões corretas. A ideia é preparar melhor os condutores, a fim de que possam ser mais conscientes e tornem o trânsito mais seguro.

Direção defensiva é, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito. É a possibilidade de um condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever suas consequências e estar preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via.


Fonte: Trimble



Voltar

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais