Blog

Dicas para prevenir acidentes de trabalho


Quando estamos em serviço, nos mais variados ramos, nós nos deparamos de vez em quando com algumas situações que põem em risco nossa integridade, sendo oportunidades de grandes confusões das quais poderíamos ter nos livrado se estivéssemos seguindo alguns conceitos.

Considerando que todos os anos ultrapassam milhões os números de trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho, a ideia para prevenir que isso aconteça com novas vítimas é contar com algumas dicas uteis na hora de por as mãos à obra.

Principalmente aos profissionais que se expõem ao risco com maior frequência, como é o caso de pedreiros, algumas sugestões podem se fazer úteis para combater possíveis riscos. Confira algumas dicas sobre como evitar acidentes de trabalho e mantenha-se livre de empecilhos em sua jornada diária.

Para evitar problemas, prevenir é o melhor remédio!

Utilizar equipamentos adequados

O primeiro passo fundamental para evitar acidentes de trabalho é contar com o apoio dos equipamentos de proteção em sua trajetória, sempre prevenido contra riscos em obras ou situações de risco moderado. Manter-se sempre com uniforme, devidamente sinalizado e protegido, é um dos princípios básicos contra acidentes.

Informe sobre incidentes imediatamente

Quando algum problema acontecer, a primeira providência vital em ser tomada é informar seus superiores sobre o caso. Com essa ação, você previne o risco de futuros acidentes, da agravação de situações e evita seu próprio desgaste, contando com apoio para obter a correção imediata do problema no ato do incidente.

Evite executar atividades avulsas

Fazer coisas as quais você não está habituado pode ser um problema, considerando sua inexperiência no assunto e o consequente improviso na ação. Muitos acidentes acontecem pela falta de informação sobre determinado aspecto, portanto, é importante seguir orientações sobre os riscos de cada atividade e evitar realizar funções sobre as quais não esteja apto a realizar.

Evite a pressa

O ditado que afirma que a pressa é inimiga da perfeição não poderia estar mais certo. Pensando sobre acidentes de trabalho, muitos problemas são desenvolvidos a partir da falta de atenção dos profissionais ao realizarem tarefas sobre pressão, longe de pensar com clareza ou refletir sobre o que estão fazendo. Evite apressar o trabalho, pois além de se expor aos riscos, você também acabará desenvolvendo serviços de má qualidade.

Você manda nas máquinas

Lembre-se sempre de que, por mais que a tecnologia promova facilidades, o controle das máquinas sempre estará nas mãos dos profissionais, longe de trabalharem com autonomia sobre nossas funções. Por isso, é importante sempre conferir suas máquinas e equipamentos de trabalho antes de iniciar suas atividades, priorizando sua integridade e segurança.

Cuidado com ferramentas

Improvisar ferramentas ou descuidar de equipamentos pode de te oferecer sérios riscos no desenvolvimento de suas atividades. Caso tiver algo faltando, solicite a compra destes materiais para realizar suas funções com segurança.

Não brinque no trabalho

A hora do trabalho não é um momento para distrações: Evite a desorganização e as brincadeiras, deixando sua atenção voltada estritamente às atividades que estiver executando. No tempo livre, desfrute de momentos de descanso sem preocupações.


Fonte: Iped



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais