Blog

Diminua o valor do seguro auto do seu carro com essas 6 dicas!


Você tem um seguro auto, mas acha que está pagando muito caro nele? Se o preço do seguro do seu carro está te deixando com o cabelo em pé, você está no lugar certo! A youtuber Maiara Xavier separou 6 dicas para te mostrar como diminuir o valor do seu seguro auto

Escolher um seguro auto é uma opção bem pessoal. É na hora que mais precisamos que nos arrependemos de não termos contratado um bom seguro auto. Esse serviço é um aliado da nossa vida financeira, e não um inimigo.
Pode ser que você nunca bata o carro ou não se envolva em um acidente. Porém, se acontecer e o estrago for grande, ter um bom seguro auto fará com que você economize bastante dinheiro.
Quando contrata um seguro auto, você ficará protegido contra riscos que está sujeito a passar com o seu carro.

Seguro auto barato: carro e localização

Se está pensando em comprar um carro ou mudar de casa, você já tem que considerar o preço do seu seguro auto. Caso você não saiba qual carro quer comprar, te convidamos a usar o Comparador de Carros. Com ele, você poderá comparar os valores dos carros e dos seguros autos de modelos semelhantes no mercado.
Dessa forma, você já consegue ter uma escolha mais inteligente para as suas finanças.

Carro na garagem ajuda a baratear o seguro auto

Quando você for fechar o seu seguro auto, você precisará responder um Questionário de Avaliação de Risco. Nele, vão te perguntar onde seu carro passa a noite: em uma garagem ou na rua? Se for na garagem, seu seguro auto ficará mais barato do que se passar na rua.
Ao deixar o carro na rua, o risco de ser roubado ou sofrer um acidente aumenta. E, se é um risco para você, também é um risco para a seguradora. Ou seja, o seguro auto fica mais caro.

Quais coberturas do seguro auto você está contratando?

Você precisa fazer essa pergunta antes de contratar seu seguro auto, para não pagar pelo o que você não está usando! Por exemplo: digamos que você contratou um carro reserva. Esse carro reserva vai te ajudar caso o seu precise ficar no mecânico por um tempo. Porém, você paga por esse serviço: ele está incluso no valor que você pagará no seu seguro auto. Pode ser que ficando sem carro por determinado período, você encontre opções mais baratas para se locomover: aplicativos, transporte público, bicicletas, entre outros. Vale fazer essa conta antes de contratar esse serviço: qual ficará mais barato em caso de uma emergência com seu veículo?

Carro antigo e cobertura de terceiros

Muitas seguradoras oferecem poucas opções de seguros para carros mais antigos, pois as chances de precisarem de mais manutenção são grandes. Porém, vale procurar por uma cobertura para terceiros, caso você bata em um carro caro.
A cobertura para terceiros vale a pena em todos os casos, mas no caso do carro ser muito velho, pode valer a pena contratar apenas essa cobertura, já que o seguro auto para carros antigos, quando existe, é bastante caro.

Rastreador de carro

Se você é daquelas pessoas que acham que é um motorista exemplar e que por isso não precisa de um seguro auto, pode ser interessante ter, pelo menos, um rastreador e a assistência 24h.
O rastreador não é um seguro auto, por isso se você bater em um outro carro você não estará coberto – nem o seu carro, nem os custos de terceiros. O rastreador vai te ajudar a encontrar seu carro caso ele seja roubado, apenas isso. O dinheiro só vem para você caso o rastreador não te ajude a encontrar seu carro.

Quanto menos você usa o carro, menos você gasta com seguro auto

Quanto menos você usa o seu carro, menos exposto a riscos você está. Por esse motivo, seu seguro auto tende a ficar mais barato. Se você percorre um caminho grande diariamente, você estará mais tempo exposto a possíveis riscos.
Vale levantar os custos de outras opções para percorrer longos trajetos, como ir ao trabalho: fretado, carona ou transporte público podem ser boas opções.
O que você precisa analisar, de forma geral, é a importância que o carro tem na sua vida em relação a patrimônio, utilidade e o quanto ele está exposto a risco. Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de fechar um seguro auto ideal para o seu perfil. Essas são algumas perguntas que você precisa fazer para ter a melhor escolha sobre esse assunto:

  • Meu carro me leva e me traz do trabalho?
  • Meu carro é uma ferramenta de trabalho?
  • Uso meu carro só nos finais de semana?
  • O local onde eu moro ou trabalho apresenta muito risco em relação a roubo, enchentes e alagamentos?
  • Quanto do meu patrimônio está investido no meu carro?
  • Qual a importância do meu carro na minha rotina e na rotina da minha família?
  • Qual a pior coisa que pode acontecer se eu ficar sem meu carro?

Quanto mais importante e indispensável é o carro para você, mais importante é fazer um bom seguro auto. Veja isso como um investimento quando o assunto é segurança, como uma proteção do seu patrimônio.

 


Fonte: IQ



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais