Blog

Seguro Barato: 6 Dicas para ter um seguro de carro mais barato


São diversos os fatores que influenciam o preço de um seguro barato ou mais elevado. É importante que o proprietário tenha isso em mente para saber como pode economizar no seguro do seu veículo. Alguns itens como idade do segurado, modelo do carro, sexo, local em que o motorista mora, onde o carro passa a noite e por onde ele mais transita são alguns dos elementos preponderantes para o cálculo do valor.

Todas essas informações são importantes, ainda mais para um país que apresenta um carro roubado por minuto. Ou seja, o motorista pode ser extremamente prudente, mas está, em algum nível, exposto a certos riscos. No caso destes dados, não há o que o motorista possa fazer para modificar o preço, pois são fixos. Entretanto, existem decisões do proprietário que podem contribuir para deixar o seguro barato

Vamos mostrar a seguir alguns fatores que fazem com que o seguro fique mais barato.

Confira nossas 6 dicas para deixar seu seguro barato

Procure não deixar o carro na rua

Deixar o carro na rua é perigoso por diversos aspectos. Dessa forma, ele está mais exposto aos riscos e, assim, o seguro fica com o preço mais elevado. A motivação é simples: é mais fácil que um sinistro ocorra a um carro na rua do que dentro de uma garagem, por exemplo.

Na rua, o veículo é um alvo bem mais fácil para a ação de ladrões, por exemplo. Além disso, o automóvel fica mais exposto a possibilidades de avarias, como batidas, riscos, quebra de retrovisores e até mesmo desastres naturais.

Imagine que o veículo passe a noite na rua e, por conta de uma tempestade, uma árvore caia em cima dele, causando sérios danos. Se o carro estivesse em uma garagem ou estacionamento, as chances de um sinistro como esse ocorrer seriam bem menores.

Por isso, procure abrigar o automóvel e sinalize este fato para a seguradora. Mesmo que não tenha uma garagem no seu prédio ou casa, a dica é deixar em um estacionamento.

Seja prudente ao volante

Uma das informações que a seguradora avalia para calcular o preço do seguro é se o motorista já sofreu algum sinistro anteriormente. Se houver muitas colisões no histórico do condutor, por exemplo, considera-se que o risco de passar por novos eventos como esse é maior.

Lembre-se que dirigir de maneira agressiva e descontrolada não vai colocar apenas a vida do motorista em risco, mas também dos possíveis outros passageiros, de pedestres e outros condutores. Quem não possui histórico de sinistros poderá ter um valor de seguro barato. Então sempre adote a direção defensiva, não somente por questões financeiras, mas pela segurança.

Verifique se o carro é visado para roubo e furto

Quando for comprar o carro, é importante ficar atento ao seu IVR (Índice de Veículos Roubados) para saber se o modelo é muito visado por criminosos. Existem aqueles que são alvos mais comuns, seja por conta do mercado de peças ou por sua facilidade de revenda, por exemplo.

Veículos que são visados e, por isso, apresentam um índice de roubo e furto elevado possuem, consequentemente, mais riscos de serem levados por criminosos. Por isso, as seguradoras levam essa informação em consideração na hora de calcular o prêmio. Ou seja: carro menos visado por ladrões possui mais chances de ter o seguro barato.

Instale rastreador no veículo

Instalar aparelhos como localizadores, bloqueadores e rastreadores faz com que a ação de criminosos seja dificultada. Isso ocorre porque as seguradoras entendem que se um veículo possui um ou mais desses equipamentos, a chance dele ser recuperado, em caso de roubo ou furto, será muito maior do que se ele não tiver.

De todos os aparelhos, o rastreador é o que possui tecnologia mais avançada e tem maior precisão na localização em tempo real. Dessa forma, as autoridades têm mais facilidade para encontrar o carro após ter sido levado por ladrões. Por isso, fazer um seguro com rastreador pode diminuir o preço da apólice.

Escolha as coberturas necessárias

Na hora em que o proprietário do veículo vai contratar o seguro para o seu carro, precisa estar atento às coberturas necessárias de acordo com o seu perfil. Isso porque deixar de incluir proteções importantes pode significar seguro barato no momento, mas sair caro lá na frente. Imagine que o motorista deixou de contratar guincho na sua apólice, mas durante o ano precisou deste serviço. Só o que será gasto nesse momento já faz com que a suposta economia anterior seja perdida.

Ao mesmo tempo, é preciso ter o cuidado de acrescentar as coberturas que fazem sentido às necessidades do motorista. Continuando no exemplo do guincho: se o segurado não viaja nunca, talvez uma quilometragem ilimitada do serviço não seja necessária. Por isso, é essencial contar com uma corretora, como a Minuto Seguros, que oferece todo o suporte para que o seguro seja personalizado de acordo com cada cliente e sua respectiva necessidade.

Evite fazer alterações no veículo

Quanto menos mexer no carro, mais barato o seguro ficará. Se possível, não faça nenhuma alteração, a não ser que ela seja extremamente necessária para o seu dia a dia, diferentemente dos carros tunados.

Rebaixar o carro, trocar as rodas por outras que tenham aro maior, mudar o sistema de amortecimento ou de som são exemplos de modificações que podem elevar muito o valor do seguro. Inclusive, alterações como essas podem fazer com que o seguro sequer seja aceito.


Fonte: Minuto Seguros



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais