Blog

SEGUROS COBREM PREJUÍZOS COM ENCHENTES?


As fortes chuvas estão provocando cada vez mais alagamentos. Essas tempestades acarrentam queda de árvores, inundações, desmoronamento de terra e podem também afetar os carros. Essa questão aumenta não apenas a busca por dicas de como enfrentas as chuvas sem danificar os veículos, mas também faz com que os acionamentos às seguradoras de carros aumentem - afinal, ninguém quer ser pego desprevenido. No entanto, existem diferentes tipos de seguros, e nem todos contam com cobertura de alagamentos e problemas com a chuva. Mas como saber se esse é o caso do seu seguro ou não?

Eduardo Dal Ri, diretor de auto e massificados as SulAmérica, explica que todos os seguros com cobertura compreensiva incluem proteção contra fenômenos naturais (deslizamento de terra, granizo, alagamento e objetos que caíram no carro). A cobertura compreensiva é a apólice completa e é a que a maioria dos brasileiros fazem. Existem outras modalidades de seguros, que oferecem cobertura contra incêndio e roubo, por exemplo, e que não incluem a assistência em casos de danos ao carro devido a chuvas fortes e alagamentos.

Portanto, é preciso tomar cuidado porque as outras coberturas não vão proteger o carro contra as enchentes.

O maior problema e que exige bastante atenção é o aumento de risco. Dal Ri informou que o motorista não pode ultrapassar a área alagada, se ele tentar fazer isso a seguradora não cobre o prejuízo. Ao tentar passar por uma enchente, você está colocando o carro em risco e o motorista precisa comprovar que foi pego de surpresa.

Outro ponto é para quem vai à praia. Os seguros não cobrem danos por água salgada, apenas água doce. Se você estiver com o carro na areia e a maré subir rapidamente, fique esperto porque, normalmente, não está incluso na apólice.

Quais os fenômenos naturais que estão incluso na cobertura Compreensiva
• Ventos fortes
• Enchentes
• Chuva de Granizo
• Queda de objetos no carro
• Deslizamento de terra
• Incêndio
• Raios

Hora de chamar o seguro

Mas se por acaso uma árvore caiu no carro ou a água inundou? O que é preciso fazer? Dal Ri contou que o primeiro passo é usar os canais de comunicação da seguradora para solicitar o serviço. “Normalmente, em casos de fenômenos naturais a pessoa também faz o pedido de um guincho. O cliente precisa acionar o sinistro com um pedido de guincho e reparos”, afirmou o diretor. Se o carro tem a cobertura completa, a seguradora deve responder a solicitação o mais rápido possível.


Fonte: Revista Auto Esporte



Voltar

Whatsapp
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais